quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Review: Aquarius



Aquarius é o primeiro disco do Haken, lançado em 2010, e foi o segundo deles que ouvi. Minha primeira experiência foi com seu sucessor, o Visions (escrevi até uma review dele). Por ser um disco anterior (e especificamente o primeiro da banda), eu esperava algo com uma qualidade não tão grande, mas não foi isso que aconteceu. Logo nos primeiros minutos do CD já dá pra sacar que estamos diante de uma baita obra de arte.


Aquarius é um álbum conceitual, que fala sobre seres marinhos e toda uma conspiração que acontece no mundo deles. Sabendo disso, você pode reparar que a ambientação foi muito bem feita (temos vários temas que nos lembram ambientes aquáticos, como acontece em Streams), mas mesmo assim as músicas não ficam presas em ambientar a história. Cada uma tem seus momentos especiais, e todas elas são muito criativas. Não tem nenhuma faixa do CD que você ouça sem se surpreender positivamente.

Sobre as linhas e timbres, a minha impressão sobre Aquarius é a mesma que tenho sobre Visions: Os caras acertaram em cheio. De verdade mesmo. A criatividade de todos os integrantes chega a ser absurda em alguns pontos do trabalho. São os pequenos detalhes que cada músico coloca no disco que tornam o Haken uma banda tão boa. Os arranjos que misturam prog com smooth jazz e até polka são uma grande sacada, e deixam o som deles bem característico. Já li muita gente dizendo que os caras serão um os grandes representantes do prog no futuro, e eu penso o mesmo. É esse tipo de disco que serve de argumento pra gente defender que a cena prog está em pleno desenvolvimento e ainda pode crescer demais.

Aquarius tem apenas 6 faixas (de longa duração), e justamente pelo número reduzido delas fica difícil (e injusto) escolher destaques. Se você gostou de Celestial Elixir, que eu incluí no post, ouça o disco todo. Vale demais a pena. Como eu disse anteriormente, cada música tem seu momento especial, que quebra completamente aquilo que você espera que vai acontecer e te conduz em uma experiência musical fantástica.

Se você procura algo pra renovar sua playlist, Aquarius está mais do que recomendado. É uma adição e tanto no repertório dos fãs de prog moderno.


Site do Haken: http://hakenmusic.com/

0 comentários:

Postar um comentário